sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ser livre




Será que todos nós somos realmente livres? Eu acredito que não.

Livres para escolher entre o bem e o mal sim, mas para fazer o que queremos não, uma vez escolhemos o bem já não podemos fazer o mal. A própria vida de uma certa forma nos prende á decisão, se queremos fazer isto ou aquilo, se fizermos isto já não podemos fazer aquilo. Ela nos prende á meta de sermos realmente felizes dentro de seus próprios desafios.


Há quem se sinta livre para ir aonde deseja sem problema algum, e a quem não seja livre para ir aonde precisa por força das circunstancias, mas não significa que quem possa ir aonde quer, seja realmente livre de verdade, pois muitas vezes está preso a uma dor emocional, que faz sofrer de mais e ás vezes se encontra no meio de tantos amigos, mas se sente só, porque estes não o compreendem e não o aceitam como é de verdade.

Há quem não possa ir aonde precisa pela força da vida, mas não significa que é prisioneiro, muitas vezes ou a maioria do tempo, ele se sente livre, porque os desafios da vida e as dores emocionais, são superados pela sua força, pela força da fé, pela força do amor, amor que tem por um Deus que cura toda a dor do mundo. Se sente livre porque embora não esteja no meio dos amigos fisicamente, sente que os tem de verdade, e os compreendem mesmo que estes não o compreendam, se sente livre porque os desafios da vida, não o impedem de viver com alegria.

A quem se sinta livre vivendo numa cadeira de rodas, mas á quem se sinta prisioneiro, mesmo podendo andar e ir onde deseja. Seu corpo está preso a uma cadeira de rodas, mas seu coração está aberto a receber a sabedoria de Deus, ele sofre fisicamente, mas seu coração está em harmonia com o mundo porque encontrou a paz espiritual, porque deixou que Deus tomasse conta de seu coração o fazendo feliz em sua vida.

Quem tem pernas boas e pode andar por todo o lugar, muitas vezes está preso, porque não conseguiu superar os desafios da sua própria vida, e a cada sofrimento que vem ele se fecha dentro de si mesmo, fazendo com que seu coração vire uma pedra, e começa a viver somente para as coisas terrenas, não sofre fisicamente, mas o seu coração vive em constante desarmonia com o mundo se afastando cada dia mais da luz e sabedoria de Deus, se tornando amargo, frio, e muito infeliz em sua vida.



Podemos ser totalmente livres se vivermos a nossa vida com dignidade, honestidade, serenidade, sabedoria, alegria, fraternidade, pois podemos viver em liberdade sem medo algum, de coisa alguma, e sobre tudo sem medo de ser perseguidos pelos nossos atos, pela nossa palavra, sem medo de sermos ou de sentirmo-nos infelizes, porque estamos abertos a aprender a cada dia mais o segredo que envolve a nossa vida.

Podemos ser totalmente prisioneiros de nossa palavra se vivermos na falsidade, na desonestidade se provocarmos discórdia, se vivermos tristes reclamando de tudo e de todos. Pois vivemos prisioneiros porque temos medo que alguém venha nos cobrar pelos nossos atos, a nossa palavra.
Praticando todas estas coisas, nos tornamos pessoas frias e amargas, somos infelizes porque ficamos sozinhos, pois não permitimos que a vida nos ofereça a sua sabedoria, para fazermos amigos de verdade, e nos mostrar os seus segredos.

Nos tornamos prisioneiros quando nos prendemos a algo que nos faz sofrer, e não conseguimos nos libertar disso. Pois entregamos a nossa vida a esta ou aquela dor, nos recusamos a olhar em volta de nós e ver que a vida está cheia de coisas maravilhosas, que pode nos ajudar a crescer, a nos tornar pessoas especiais no dia de amanha, pessoas que aprendem a amar e são amadas.

Muitas vezes, é mais fácil ficar prisioneiro e se acomodar do que nos livrar de uma dor que só faz nos tornar mais egoístas e infelizes, pois nos esquecemos que há pessoas com dores piores do que as nossas e vivem com alegria, que muitas vezes precisam da nossa força, e nos não sabemos nem o seu significado.

Somos livres quando o nosso coração está aberto a receber com alegria os desafios da vida, e aceita-los com muito amor, tirando deles a força necessária para enfrentar os que vêm no dia seguinte, com mais amadurecimento e sabedoria.




8 comentários:

  1. Eu creio que temos uma leve sensação do que é ser livre, mas ainda nõa somos verdadeiramente.

    Paz e bem!!!

    Leandro A. Ruiz

    www.lleandroaugustto.blogspot.com

    www.eu-e-o-tempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. seu texto é bastante reflexivo quando mostra a liberdade em diversos e diferentes pontos de vista...

    ser livre pra mim e algo que e sinto por dentro, acho que livre das amarras da vida, me sinto livre quando simplesmente estou caminhando na beira do rio, vendo o céu, a natureza, essa liberdade me transporta...

    um beijo pra ti e linda sexta-feira!

    Su.

    ResponderExcluir
  3. Sim, temos o livre arbítrio!!
    E arcar com as consequências!!boas ou más!!
    Bom fim de semana,querida!!Bjs!
    Soninha!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo,Maria Alice.Sempre! beijos,ótimo fds!chica

    ResponderExcluir
  5. Alice,sempre uma msg muito linda em seu blog!Liberdade vem mesmo da alma!bJS E MEU CARINHO

    ResponderExcluir
  6. Maria Alice, hoje à tarde deixei um comentário aqui sobre seu texto e sobre o que é ser livre pra mim... mas acho que o blog apagou...

    vamos lá, eu dizia que seu texto é bem reflexivo, principalmente porque mostra o ser livre em visões e situações diferentes... e pra mim ser livre e algo que sinto dentro de mim, uma liberdade não em mudar tudo e todos, ou até mesmo as minhas maiores vontades, mas uma liberdade leve em poder seguir pelo bem, como você mesmo fala. Livre dentro do meu espaço, nos meus conceitos, na minha fé...

    beijinhos e ótimo final de semana! (espero que esse comentário fique...rs)

    Su.

    ResponderExcluir
  7. Textos reflexivos são necessários, são um convite a sermos melhores, e neste, caso, a decisão de fazermos o bem, é nossa. Gostei e gostei. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  8. Tudo está dentro de nós, e somente de nós depende,


    Bjkas

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua visita ao mundo mágico do coração!
Seja sempre muito bem vindo!
Volte sempre...
Abraço fraterno
Maria Alice

Postagem em destaque

Faça aqui o seu pedido de oração

Faça aqui o seu pedido de oração : Faça aqui o seu pedido de oração